terça-feira, 19 de julho de 2011

JOÃO HENRIQUE PESTALOZZI


João Henrique Pestalozzi nasceu em Zurick, Suíça, no dia 12 e janeiro de 1746. Durante a infância faltou-lhe o contato com outras crianças, porém cresceu numa atmosfera familiar bastante harmoniosa.
Apesar de sonhador e desajeitado, possuía uma força de vontade e energia invulgar, o que o levou a nunca recuar frente aos perigos nem tão pouco conseguia ficar impassível a qualquer injustiça. Mas que tudo, preocupava-se em compreender o significado das coisas e nunca em decorá-las.
Pestalozzi com o passar dos nos sofreu as influências dos mestres iluministas, despertando cada vez mais seu espírito humanitário, buscou a reforma pela paz, pela justiça e pela educação em vez da violência. Sonhava em ajudar o povo e a juventude e se estabeleceu em Neuhot, sua primeira propriedade rural, na qual iniciará sua vida como educador, sociólogo e reformador. Nesta propriedade pensou e realizou uma instituição filantrópica para crianças desamparadas. É nesse momento que sua vida começa a se misturar com a sua obra.
Realizando esse projeto, inicia-se a carreira filantrópica de Pestalozzi. Estaria surgindo uma nova concepção social e pedagógica a partir de uma educação integral, rumo à realidade da vida.
As concepções pedagógicas de Pestalozzi repousam na idéia de que a fonte de todos os conhecimentos se acha na intuição e foi com este princípio que Pestalozzi sustentou o seu trabalho de assistência educacional e filosófica, o qual recebeu o título de "Pai dos Pobres", gravado posteriormente em seu túmulo. Foi com esse trabalho de anos de dedicação pelos marginalizados sociais, principalmente com as pessoas portadoras de deficiência que Pestalozzi hoje recebe a homenagem de ter o seu nome, como referencial das Sociedades Pestalozzi, instituições que prestam atendimento a pessoas portadoras de necessidades especiais.
A sua obra consagrada na prática é documento vivo do acerto de suas teorias, e o documento irrefutável desta consagração é a obra dos seus continuadores espalhada pelo mundo inteiro.
Veja também: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pestalozzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário